Dom para desenho, a grande farsa?

O ser humano constantemente usa de desculpas e justificativas
para sua inabilidade e/ou falta de iniciativa para certas atividades.
Dentre todas essas a que mais vejo é a frase 
"Você consegue desenhar porque tem dom!".

Apesar de pensar nesse texto de maneira objetiva, talvez ele
seja mais um pequeno desabafo em relação a este assunto.

Porque considero que não existam dons? Não é que eu ache que
não existam, mas estes são raros. O que me refiro é o meu 
(e de provavelmente de muitos outros) caso, onde a pessoa que fala sobre
dom de desenho, descarta os anos de estudo e treino, reduzindo tudo a uma simples questão genética, de conjunção astral ou favor divino...

Eu comparo essa questão áqueles comerciais de equipamentos de ginástica, que tem o dom de dar-lhes barrigas tanquinho apenas com 5 minutos diários de exercício, associados a dieta que vem num livrinho (essa parte escrita em letras minúsculas na tela da TV). Se qualquer pessoa seguir sempre o escrito ali, mesmo sem o tal aparelho, vai ganhar uma forma modelada. Simplesmente é a prática e disciplina combinados e produzindo resultados.

Nos desenhos é a mesma coisa. Genialidade existe, mas na maioria das vezes, a pessoa é simplesmente esforçada e persistente, e o dom, no máximo, é o de a pessoa gostar de fazer o que quer que seja repetidamente. "Mutatis mutandis" as pesssoas que dizem não poder desenhar por não terem dom, em sua maioria, se referem mais a não terem paciência (ou tempo) pra isso, ou mesmo simplesmente estão justificando sua incapacidade.

Mas então, o que eu acho que é um dom real? O dom, ao meu ver, sempre é algo espontâneo, que vem sem nenhum treino específico ou com apenas um pouco dele, e se a pessoa realmente treinar, com seu dom, ela se torna uma das melhores dentro de sua atividade. Exemplos: Mozart, aprendeu música e a tocar vários intrumentos sozinho e virou um dos maiores compositores de todos os tempos... nos mangas, Katsura Masakazu (Vídeo Girl Ai e DNA), nunca pensou em ser mangaka (desenhista de manga) profissional e só entrou num concurso pra ver se conseguia grana pra comprar um aparelho de som, ele não apenas ganhou o concurso como também foi um dos melhores desenhistas de sua época, influenciando vários outros desenhistas até hoje.

A propósito, vale lembrar que pra um mangaka, nem sempre o desenho em si é o mais importante e por conseguinte, muitos grandes clássicos não são baseados em desenhos incríveis (Dragon Ball por exemplo)...o que torna o "dom para desenho" ainda mais inútil.

Basicamente concluindo, o dom, por mais que ele exista, normalmente não significa nada e pensando em manga, qualquer um minimamente perseverante pode fazer APÓS MUITO TREINO desenhos realmente bons, do tipo que muitos dizem ser exclusivos para aqueles que tem talento ou dom para arte! E ainda assim fazer um manga tosco... já que nem tudo é desenho no manga.

Então, toda vez que você quiser iniciar uma atividade, não se iluda com o mito da dádiva divina, pois o que você vai precisar, no máximo é o "dom" da persitência e com este qualquer pessoa é capaz de dominar qualquer técnica que seja. É lógico que ter um professor como eu ajuda! Façam minhas aulas!!!

2 Comentários:

JUka disse...

Esse texto bate numa questão interessante. Uma pessoa que não entende de técnica nem de processo artístico vai achar que foi fácil porque vc tem o dom. É um pensamento simplista e que pode até ofender alguém. Entretanto, uma pessoa que entende vai ver que vc usou uma determinada técnica e sabe quanto tempo vc levou em média pra fazer esse trabalho.
Mas pra mim o resultado é algo que importa, pois se o artista levou 100 dias pra fazer uma obra e o outro levou 1 dia utilizando a mesma técnica, eu não vou poder dizer que o dom de um é maior do que de outro por causa de tempo e esforço! Principalmente quando vc vê que a obra é do mesmo nível e técnica. A gente não deve julgar e nem menosprezar alguém pela facilidade ou esforço que ela tem. O importante é o resultado. Porém, é lógico que eu dou valor pro esforço e parabenizo o artista por isso.

Quanto ao Akira Toriyama, ele está dentro de um gênero chamado shounen, e dentro desse gênero existem milhares de estilos de traço. Um deles é esse que muitos julgam como ruim, mal feito e feio, porém ele é gênio, criou esse traço baseado no traço de outro gênio, o Tesuka. Acredito que além de dom, o artista precisa ter talento e personalidade no traço e tbém humildade acima de tudo.
Acredito que para ser professor, que é seu caso, é preciso ter dom de dar aulas. O professor ensina as técnicas do mangá e não o dom e talento. Concluindo, existe sim o dom para ser mangaká, nem todos, por mais talento e técnica que tenham possuem o dom para essa profissão.

Marco Abe disse...

Obrigado pelo "Dom de dar aulas". Bem, de fato, dom existe, o que me refiro no texto é que ele é menos influente do que as pessoas acham, onde persistencia vale mais que dom.

Ao Toriyama, quando falo "não ter desenhos incríveis" digo que o desenho dele é simples e que por si só não impressiona como um Tenjou Tenge por exemplo.

Uma recomendação, leiam Bakuman, pois lá mostra bem essa questão de genialidade e esforço em várias facetas e tirem suas conclusões!

Postar um comentário