Review - Slam Dunk



Aproveitando o clima do campeonato
mundial de basquete resolvi falar do 
melhor manga de basquete de todos 
os tempos... Slam Dunk!

"Aviso: Texto feito por um fã de NBA
e cheio de termos de basquete e jogadores, 
então, caso não seja fã, quando vir o nome 
de qualquer jogador substitua o nome por 'bom jogador'"

Slam Dunk foi o primeiro sucesso de Takehiko Inoue, o grande desenhista de Vagabond e foi feito durante um período muito específico no basquete, a ascensão de Michael Jordan e a formação do Dream Team americano, considerado uma fase áurea da NBA (National Basketball Association, o campeonato americano de basquete) e onde esta se espalhou pelo mundo, incluindo o Brasil e o Japão e provavelmente foi a inspiração para este manga.

A história fala de Sakuragi Hanamichi um cara gigante (pros padrões japoneses) que entra no time de basquete da escola Shohoku por dois motivos, ele se apaixona por Haruko, fã de basquete e irmã do capitão do time, e por ciúme de Rukawa o super calouro. O time do Shohoku até então meio caído, só contando com o capitão pivo Akagi, com a entrada de Rukawa e Hanamichi, o retorno dos veteranos Mitsui e Ryota e o comando do Técnico Anzai o time se torna uma surpresa aos outros grandes times do colegial Japones, que é tão forte que o japão nem sabe o que é um rebote.

Obviamente Slam Dunk segue o estilo básico de manga sobre esportes, mostrando a evolução do time e o relacionamento entre os personagens durante as vítórias e derrotas... Derrotas? Sim, derrotas! E aí temos a diferença deste mangá em relação a média, é mais "realista"... não apenas porque o time nem sempre ganha, mas os jogadores fazem sentido! Suas personalidades influem na forma como eles jogam e cada um tem seu estilo e o manga mantém o clima de jogo de basquete... só exagerando um pouco apenas. Além disso o personagem principal não é o melhor do time, muito pelo contrário e a principal característica do time não é serem esforçados e bonzinhos, nem usar técnicas secretas, e sim serem "bad boys" e serem ousados...

Agora divido o texto em duas partes, para fãs de basquete e para não fãs:

Para os não fãs, o Slam Dunk não deixa de ser um ótimo manga que mesmo quem não entende nada de basquete entende facilmente e acaba aprendendo junto com o próprio Hanamichi que também não sabe nada de basquete. Engraçado e muito bem conduzido você acaba torcendo mesmo sem querer!

Para os fãs temos o atrativo a mais, lembram que comentei Jordan e Dream Team? Bem, por coincidência o Shohoku tem um uniforme igualzinho ao do Chicago Bulls (time do Jordan), os dois personagens principais "parecem" jogadores desse time (Rukawa= Jordan, salta muito alto e é um jogador completo, e Sakuragi= Dennis Rodman, um bad boy, super reboteiro) além dos outros também lembrarem outros jogadores da NBA, como Akagi/Pat Ewing (que aparece no Space Jam), Fujima/Isiah Thomas e Maki/Magic Johnson (todos do dream team) entre outros... E se repararmos direitinho, várias cenas (em especial as enterradas) parecem BEM familiares e as jogadas realmente parecem de um jogo de basquete mesmo! Diz a lenda que o autor foi processado por usar como base pros desenhos os cards da NBA, pra vocês verem a semelhança.

O anime, por sua vez, pega também outro momento específico... a época de auge de Dragon Ball Z, o que significa necessariamente em história esticaaaaaada e recheada de conversas, pensamentos e flashbacks tanto do passado como do capítulo anterior. A animação também característica da época é irregular, indo do maravilhoso ao podre e voltando ao incrível... Bem que eles podiam copiar alguns jogos da NBA também.

A trilha sonora não cheira nem fede, exceto pela música de abertura j-pop leve, mas as vozes são muito boas (a do Sakuragi é tão irritante quanto o personagem... e isso é ótimo).

No geral o anime não é tão bom quanto o manga, mas ainda é muito bom. No entanto, o que poderia considerar a grande decepção do anime é o final improvisado, que é um jogo Shohoku contra um combinado de dois times eliminados do intercolegial, terminando a série antes do intercolegial, que é o clímax do manga...

Em resumo, mangá Slam Dunk eu considero um clássico, especialmente dentro do segmento de mangas de esporte e principalmente se compararmos com outros mangas de basquete... Sim, eu não curti muito Dear Boys e pra mim o segundo melhor manga de basquete é o Harlem Beat! O anime mantém a beleza do traço original e mesmo com alguns poréns ainda é muito bom.

E finalizando... se gosta manga/anime de esportes de jogadas incríveis, técnicas impressionantes e jogos além da imaginação... vá ver Capitão Tsubasa (Super Campeões) ou o Principe do Tennis... MAS se gosta de esportes de verdade, com a tensão e vibração de um jogo real... vá assistir um jogo de verdade... MAS se procura um bom manga de esportes que não ofenda sua inteligencia, com enredo sólido, com bom humor, sem perder o pique das partidas e ainda ser muito bem desenhado, Slam Dunk é o seu manga!


1 Comentário:

Cleiton Teixeira disse...

Sensacional matéria, gostei muito. Sou fã assumido de Slam Dunk, assim como de Inoue Takehiko e de animes e mangás de eesportes.

Postar um comentário