SOPA, ACTA e PIPA - Fecharam o megaupload, o você fará?


Faço agora outra pausa em minha lista de mangas
pra comentar sobre essas questões sobre pirataria na
internet, pois apesar de muito se falar sobre isso raramente
vejo falarem sobre o assunto sob o ponto de vista de nós 
brasileiros “não ricos”.


Apesar de não ser técnico em TI nem repórter, acho que sou bem apropriado pra falar do assunto pois 1- sou desenhista e potencial alvo de pirataria, 2-sou usuário de internet e de serviços como dropbox, megaupload e outros tantos e 3-sou advogado formado (sim, é verdade)...

Bem, enfim... Primeira coisa que devemos pensar ao analisar essa situação é definir o que é o ideal e o que é real. Então ideal seria: Empresas baixassem seus preços a um patamar justo e nós comprássemos esses produtos destas... lindo! Mas na realidade o que ocorre é que as empresas se agarram com unhas e dentes aos seus lucros espremendo cada centavo possível de seus consumidores, que por sua vez por, não poderem (ou não concordarem) pagar, resolvem pagar por algo pirata. Mas também temos os que são os “espertos” brasileiros que também se agarram ao lucro (deixar de gastar é lucro também) e pirateiam o que podem... Esse é o panorama que temos aqui...

A ação dos americanos me lembra aquela piada do português que toda noite ao voltar do trabalho encontrava a mulher com o Ricardão no sofá da sala... pra acabar com isso o português joga fora o sofá... Por comparação o megaupload é o sofa... e assim como podemos imaginar na piada que o ricardão só vai encontrar outro lugar pra catar a mulher, os ditos arquivos piratas agora estão indo pra outros sites... Em resumo, o “duro golpe na pirataria” não é mais que uma piada sem graça...

Bem, mas alguém aí se surpreende com isso? Não deveria, pois é a coisa mais óbvia e que não é nova... “trabalhe pouco e ganhe muito” é o sonho de qualquer um... no caso do FBI e dessas leis escolheram a coisa mais preguiçosa e rápida que poderiam fazer... Caçar pirata por pirata na internet é tãaaaao chato e demorado... então detonem um site com piratas e dane-se quem mais estiver lá.

Mas divagações a parte eu lhes pergunto: Você é favor da pirataria?

Dificilmente alguém dira um “sim” sem nenhuma ressalva ou porém... Ou o que vejo por aí a resposta mais comum é o bom e velho “não tem jeito” ou “original é caro demais” ou alguma outra desculpa. Quanto a mim... sou contra a pirataria... mas uso a desculpa “sempre que posso compro original” (Prova disso é que comprei o DVD do Akira, mesmo tendo feito uma copia da internet pra mim...). Todos sabemos que as empresas, governo e autoridades são hipócritas, mas seremos iguais a eles se também não tivermos uma posição certa... então antes de seguir com o texto, seja sincero sobre qual sua posição nisso tudo?

Falando sem frescuras ou demagogia, estamos seguindo pra um impasse... e uma “guerra” sem fim... nós compramos pirataria porque as empresas vendem caro... e elas vendem caro pra compensar pirataria... Pelo menos um dos lados tem que ceder para quebrar esse ciclo, mas se você espera que empresas espontaneamente abram mão de seus lucros você é ingênuo demais (beirando a burrice). E achar que nós brasileiros como nação, deixaremos de ser “espertos” também é querer demais...

As empresas, nos mandaram um recado pra que sejamos nós a ceder... elas estão erradas? NÃO!!! Eu como elas, produzo algo e se vendo quero ser pago, nada mais natural!

Então NÓS que temos que ceder? Novamente... NÃO... Novamente eu penso em minha situação, onde, se eu vendo muito caro minha arte, ninguém compra então sou obrigado a baixar o preço... isso é regra básica de mercado... então, ao aceitarmos o preço de um produto original e pagarmos, estamos cedendo...

Nada de sair pensando “isso é só pros gringos”, pois o Brasil é um dos maiores mercados a serem explorados e então o que fazemos tem muito impacto no panorama global, mas devemos fazer isso como nação... não importa se você é favelado ou rico... se tem uma TV por assinatura, dvd player, video-game ou pc, você é parte disso tudo.

Eu, para protestar contra as leis americanas registrei meu e-mail numa associação internacional combatendo a lei... e posso dizer que estou boicotando empresas como Sony, Universal, Namco Bandai, Toei e Capcom... MAS, quando disse que “compro original sempre que posso” é o porém disso tudo... Eu boicoto os preços abusivos... e encorajo preços justos, comprando quando vejo um produto barato (God of War 2 por R$19,00, por exemplo...).

Sou totalmente a favor do tal “março negro” (por um mês não consumir nada das industrias de entreterimento) que estão organizando, como forma de protesto contra essas leis ridículas e a truculência contra o megaupload, mas após, se as empresas baixarem seus preços, vamos comprar seus produtos, é justo pagar pelo trabalho de outros!

Outra forma de nós agirmos é votando em políticos que entendam que quanto mais impostos, burocracia e taxas, mais pirataria e informalidade. Pois um psp no Canadá custa perto de R$ 200 (um preço justo) sendo que pagamos mais que o dobro disso aqui... Então pra ter lucro, mesmo baixando o preço do produto a Sony (que faz o psp) teria que vender muuuuuito, que não vai acontecer pois lojas de contrabando venderão o mesmo produto ainda mais barato... e nós espertos compraremos o contrabando.

Então, antes de saírmos reclamando pensemos... o que eu fiz pra mudar isso? Você vai ver os filmes da Universal ou Sony pictures, pagando o preço de meio DVD? Você manterá sua conta na PSN Store? Você vai simplesmente falar “as empresas são gananciosas, então vou comprar pirata”? Se as empresas realmente baixarem seus preços, você comprará pirata?

O momento pede que façamos algo. As empresas nos mandaram um recado e cabe a nós respondermos... e por mais que grupos respondam, eu respondo por mim e espero que todos respondam por si com consciência e responsabilidade de estarem determinando o NOSSO  futuro.

Comentários:

Postar um comentário