Guia Básico de Mangás Traduzidos- pt 02 (A-B)


Voltando a minha lista de mangas que eu li... em vez de
continuar por ordem cronológica (reparei que tinham tantos
que perdi a conta de quando foi lançado) irei por ordem QUASE
alfabética (entenda-se só a primeira letra). E nada de considerar artigo
como primeira letra, então “A lenda de Kamui” iria no L e não no A.... 
Dito isso vamos lá.

Air Gear - Muita gente fica na bronca comigo por causa da minha opinião sobre esse mangaká (Oh!Great)... Mas é um fato, que as histórias dele são muito mal feitas e uma zuera total. Mas diametralmente oposto é o desenho, que é impressionante, tanto na beleza quanto nos designs doidos... Air gear é algo por aí. História que não vale a pena pensar demais, mas esteticamente ótimo. No geral, um manga divertido e bonito... recomendo praqueles que não ligam pra história!

Angelic Layer
- Misture Sakura Card Captor com Pokemon e terá Angelic Layer. Ruim? Não. O manga é legal, mas não o suficiente pra ser considerado bom, ainda mais se compararmos com Sakura. Ainda assim é um manga da Clamp, bonito, divertido, mas nesse caso meio genérico e curto demais. Recomendo se você já leu Sakura, Chobits XXXhollic e Guerreiras Mágicas Rayearth e procura algo mais pra ler.


Abara- Esse é mais recente e composto de apenas dois mangas... Só vale pelo visual dark e sujo e design Animatrix. A história é uma zona, acaba no nada (quase literalmente), os personagens são totalmente inúteis e esquecíveis. Na falta de um Akira talvez goste desse, mas eu passo (li, curti o visual e já devolvi pro dono).

Akira- Só pra constar, eu falei dele nos mangás jurássicos (post anterior)

Bastard- Eu adoro esse manga (pelo menos do meio pra frente)... Humor tosco e politicamente incorreto, minas perdendo a roupa tanto quanto Tenjou Tenge, mitologia judaica junto com referências a Heavy Metal e um desenho bonito e grandioso. Tal qual Tenjou, o anime termina muuuito antes da coisa ficar legal, então não se engane. Pra esse manga, no entanto, são necessárias algumas coisas para ser curtido: 1-não levá-lo a sério, 2-não ser fresco em relação a piadas sexuais... e gostar de Heavy Metal dá um divertimento extra ao manga. Recomendo... do meio pra frente!

Bakuman- Ainda em andamento, não sei se posso recomendar. O manga é a história de dois jovens que tentam ser mangakas e ainda rolam uns romances entre o desenhista e uma colega de classe... Eu de fato estou curtindo bastante o pouco que li, mas não sei dizer se é legal pra todo mundo pois eu me divirto vendo que muitas dicas dadas aos rapazes são as mesmas que dou a meus alunos (inclusive as verdades ruins sobre o ramo)... Então, o que posso dizer é, o manga é tecnicamente muito bom (mesmos caras do death note) com várias nuances e sacadas legais... mas não sei se todo mundo reparará nelas e nem se o acharão tão divertido quanto eu acho... sorry.

Black Lagoon- Podem me xingar, mas esse é um dos raros casos onde eu acho que o anime é melhor que o manga. Por que? Por algumas razões simples, o traço do manga é bom, mas genérico, onde o manga podia pegar mais pesado que o anime... não o faz... e tem partes onde tem muuuuuuito diálogo, atochado em poucos quadrinhos. Nada contra dialogos, mas não num manga de ação... talvez no entanto seja só comigo, pois vi muito gunsmith cats (isso é manga de tiroteio de verdade). Então, nesse caso o manga não chega a ser ruim... mas prefira o anime.

Berserk- Um manga meio underground que virou pop... É muito bom, MAS não é pra qualquer um. Extra violento e extra nojento, é uma fantasia medieval (estilo Senhor dos Anéis) que usa como referência a pior época do mundo ocidental, a idade média, pobre, supersticiosa e assolada pela peste negra e por guerras. Juntando com um visual provavelmente inspirado nos demônios de Goya, Berserk é o que chamo de visceral... ou seja, palavras “sexy”, “kawaii” e “delicado” não estão em seu vocabulário. Recomendo para os doidos corajosos e burros pelo mundo!

Blade (of Imortal)- Não é de hoje que mangas misturam coisas modernas num manga de época, mas acho que tão exagerado quanto Blade nunca tinha sido feito. Na verdade, é uma história de samurais como tantas outras, MAS, com pequenos diferenciais que a tornam muito boa... um toque grotesco o cara é imortal... mas pode ser cortado em pedacinhos que nojentamente se regeneram e grudam... toques de cultura pop/street do Japão e arte artística e feita a lápis em alguns pontos. Da mesma forma que Berserk, Blade é visceral, mas nem tanto quanto esse... Altamente recomendado... mas não é para criancinhas, definitivamente.

Bt’X- HA, HA, HA!!! Clone do Cavaleiros do Zodíaco, do mesmo mangaka, é mal desenhado a história capenga e diálogos velhos e forçados e sem o charme clássico das armaduras e lendas do CDZ... caia fora.

Blood (The Last Vampire)- Manga one shot (história curta e fechada), é uma continuação do anime (OVA) de mesmo nome... e que graças a Deus nada tem a ver com a série chupada Blood + ... Outro manga visceral que começa com B... Com desenhos carregados e muito diálogo “psicológico” e nem tanta ação, fica bem abaixo do anime, mas não é ruim. Recomendado para os que curtem “gore” (ou violência nojetamente explícita) e fãs da série... mas, apesar do nome, não espere muito “vampiro” nesse manga!


Battle Royale- Mais um extra violento e quase hentai pra lista... O desenho nem é tão bom, mas adequado, mas a premissa é bem intrigante... “uma classe de colegial é colocada numa ilha e são dadas armas pra que se matem, só o vencedor volta pra casa”... Lados negros e fraquezas íntimas são expostas, ás vezes bem, as vezes forçadamente, mas no geral bem o suficiente para gerar no leitor um reflexão. Outro manga pesadão, mas recomendo (não me responsabilizo pelos hentaizão do manga).

Comentários:

Postar um comentário