Anime bom? Ou anime legal?

Ultimamente tenho visto pelos comentários e feedbacks que a questão
“o que faz um anime bom” é mais complexa do que parece.

Antes de mais nada, novamente digo que essa é a minha opinião,
que vem de vários anos assistindo animes e lendo mangás e estudando
sobre o assunto, mas que ainda assim pode ser diferente de outras pessoas...
então não caiam matando e façam minhas aulas!

Então, voltando a questão... Um erro bem comum que tenho visto é que as pessoas
confundem os termos “bom” com “legal” ou “divertido”, que aí leva nos leva a uns comentários do estilo “gosto é que nem nariz, cada um tem o seu”. E nesse sentido, pra explicar melhor, uso uma expressão minha “anime fast-food”... É o caso de muitos animes populares, ou seja, assim como fast-food, eles são gostosos, todo mundo gosta, mas (pelo menos no caso da comida) todos sabem que não é boa comida!

Consequentemente a partir desse conceito, dá pra conlcuir que bons animes nem sempre são “gostosos”? Infelizmente sim... Mas abordemos isso mais pra frente.

Tá, então o que faz um anime bom? Bem, a qualidade de qualquer coisa depende da interação de vários aspectos técnicos (falei bonito, não?) como arte, animação, roteiro, história, dublagem, trilha sonora, e aspectos subjetivos como a capacidade de “prender sua atenção na tela” ou o fator “diversão”. Caso não tenha ideia do que são esses aspectos, que eu digo, faça minha aula.

Nisso vamos analisar alguns animes... Evangelion, que é considerado um dos melhores animes já feitos. Arte, pra época, linda (dá pra ver pela quantidade de fãs e hentais das minas), animação boa ás vezes caindo um pouco, roteiro ótimo, história desafiadora, original e excelente (tirando o final), dublagem ótima e música incrível... Tudo isso junto com o fato que pela história e roteiro, ficamos sempre querendo ver o que vem depois e um equilíbrio entre partes sérias e boa comédia, temos um ótimo anime!

Isso foi fácil... mas a coisa começa a ficar complexa quando temos esses itens irregulares, alguns ótimos e outros medíocres. Outro exemplo: Dragon Ball... é inegável a importância desse anime, mas ele é bom? Vejamos... arte, o design é legal, mas a arte é meio limitada... animação, boa... roteiro decente... história meia boca e cheia de buracos... dublagem decente pra irritante e a música decente pra boa... MAS na prática ele gruda a atenção das pessoas e é superdivertido... e no fim, ele é bom? Novamente respondo mais pra frente.

Outro exemplo... Ergo Proxy. Arte, magnífica, animação ótima, roteiro ótimo, história ótima, dublagem boa, música... nem lembro se tinha... MAS ele é bem lento e sem querer ofender, é chato. Aí voltamos a questão ele é bom? Aí novamente eu digo que respondo mais pra frente... no caso, daqui a dois parágrafos.



Antes de responder as questões, botemos ordem na casa. Se é bom ou não depende do que você vai querer como sua referência... as partes técnicas ou subjetivas. A parte técnica, por mais que não seja exata, é fácil medir ao contrário das partes subjetivas que são totalmente pessoais. Obviamente os grandes animes tendem a ser bons em todos os quesitos, fácil de avaliar.

Agora respondendo... Um anime bom pode ser chato? Sim... é o caso de Ergo Proxy ou Jin Roh. Eu gostei de ambos, são tecnicamente ótimos, então eu como desenhista e mangaka curti por ficar apreciando essa qualidade técnica. Mas se eu pensar no anime em si, eles são bem chatos por serem muito “cabeça”, ou seja, nada de tiros, nada de piadas legais, e quase nada de personagens carismáticos... Da mesma forma, os animes podem e normalmente são fast-food... como Dragon Ball??? Não... Dragon Ball, tirando o GT, sai um pouco do fast-food graças ao seu autor, que dá uns toques pessoais a série. Mas como disse sai apenas um pouco. Um exemplo desse tipo de anime é BayBlade ou Fairy Tail. Agente assiste, gosta, fala “é bem legal”, mas logo que aparecer outro fast-food agente esquece deles.

Então, em resumo, na minha opinião, Dragon Ball é até bom, principalmente pela diversão, e Ergo Proxy é decente pra bom, por a parte técnica compensar a falta de diversão. Se fosse um review eu recomendaria ver ambos, mas lembrando que um é divertido e o outro é artístico.

E aí também se explica coisas como meus comentários sobre Tenjou Tenge em anime... que é decente (pois tudo é mediano exceto a arte/animação que é meia-boca) ou os filmes Rebuild of Evangelion que são bons mas não a altura da série (pois eles exageraram na parte gráfica mas perderam a mão no roteiro e história, além de não ser tão divertido)... Enfim, acho que entenderam...

Então, ao ver um anime, se você quer analisar, leve em conta que legal e bom nem sempre são a mesma coisa... E nota pessoal: Eu até que gostei de Fairy Tail.

E pra encerrar, deixo um anexo a sabedoria popular tornando-a sabedoria Marconiana... “Gosto não se discute... qualidade sim”!

Comentários:

Postar um comentário