A moda do manga é moda?

Ola, acredito que tenham notado minha ausência
por algum tempo... Mas isso não significa que parei 
com o blog, só que estou com outros projetos pessoais 
e pesquisando melhor pros próximos reviews.


Mas enfim, então um texto rápido.

O manga deixou de ser moda... Antes de mais uma vez começarem a me xingar e me perseguir, resolvi comentar isso porque reparei que desde que comecei a entrar nessa área (quando Yuyu hakusho era o sucesso do momento) eu tenho ouvido como o manga entrou na moda... Então, se até hoje o manga esta “entrando na moda” são mais de 15 anos entrando... Isso daria uma boa piada de duplo sentido, mas fora isso, não faz muito sentido, não é?

Mas então, não é moda, então o que é? Bem, não sou antropólogo, logo não levem tão a sério, mas pra mim, a cultura de manga e anime já saiu da simples “moda” e virou algo mais amplo e principalmente mais duradouro...

Por via das dúvidas perguntei sobre o assunto pra uma amiga (Yuki... talvez já tenham trombado com ela num Anime Friends por aí afora) que é aluna de moda, então chegamos a conclusão que o manga não é moda e sim fonte donde saem variantes que viram moda, modinhas e clássicos (e podreras)... como exemplo... Trigun, nunca vi um anime fazer sucesso tão de repente e desaparecer tão de repente quanto Trigun... e algumas modas viram clássicos como Sailor Moon ou Dragon Ball, onde mesmo decadas após seu fim, você sempre vai encontrar gente fazendo cosplay e fanarts e revendo a série... me pergunto se será assim com Naruto, sendo que já conheço gente que admite com vergonha que tinha uma bandana do Naruto...

Mas se Bleach, Fairy Tail e tantos outros são modas, a cultura do manga e anime deixou de ser uma moda e agora arrisco dizer que é um padrão de comportamento (?) ou simplesmente uma cultura própria que se tornou parte de nossa cultura e que espero eu que dure bastante!



Então, agora quando algum parente ou noob vier te falar que manga é uma moda, pode falar que estamos muito além disso a muito tempo!

Tá... pode ser indelicado, mas que é legal dizer isso, isso é!

Comentários:

Postar um comentário