Review- Occult Academy - O oculto nunca foi tão engraçado (e um título meu nunca foi tão clichê)

Em minhas garimpadas pela internet, encontrei um caso 
bem raro de anime zuado e bom ao mesmo tempo... 
não sei se gostei por assistir sem expectativa alguma,
mas enfim, vejamos Occult Academy!

Normalmente falo que sempre é bom ser “compreensivo” com os animes pois alguns deles parecem idiotas, mas são muito legais, mas na maioria das vezes são idiotas mesmo! Mas ao ler essa parte séria do review tenha em mente que... hum... não é o que parece!

Ao ouvir o titulo Occult Academy (Academia do Oculto, se referindo a coisas sobrenaturais em geral, desde fantasmas até OVNIs) e ver a “capa” do anime agente logo imagina um thriller de terror como Higurashi (no Koro ni) ou pelo menos um anime sério... Taí o primeiro erro... é sério? Não muito... mas vejamos primeiro a história que depois comento sobre isso.

Na “piramide” de Minakamiyama (também conhecida como monte Mina etc) está a Academia Waldenstein, mais conhecida como academia do oculto, cujo diretor e dono desta é assassinado e sua filha Maya assume o posto de diretor... até aqui, legal... ao chegar lá um espírito entra no cadáver do pai dela e causa uma zuera total!!! Esquisito, ainda mais com uma mina também possuída tomando porrada, mas até aqui, ainda... nada tãaao estranho... Depois de resolver isso Maya vai pra fora e se depara com uma luz vinda do céu e um cara pelado descendo... ah... tcho botar em outro parágrafo essa parte levemente insana da história.




Um cara, pelado, vindo de um futuro apocalíptico (tipo exterminador do futuro)... que foi dominado pelos alienígenas da Guerra dos Mundos do Tom Cruise... usando o teleportador do filme “A Mosca”... usando um celular, pra encontrar a chave de nostradamus, que é a causa do fim do mundo, e encontra no caminho o mothman (ou mariposomem) e o chupa-cabra... O autor deve ter fumado uns trecos bem lokos...

Música orquestrada muito boa, mas nenhuma que realmente marque, mesmo com algumas partes grandiosas! A animação boa também, mas também nada super incrível... E comédia simples, nada muito exagerado, mas ok também. As vozes foram muito bem feitas, meio estereótipo, mas ainda muito boas!

Então, o que me fez curtir tanto esse anime? A parte artística dele é bem legal! Primeiro, o estilo do desenhista tá longe do estilão padrão e por mais que muitas piadas envolvam caretas, estas são engraçadas mas sutis na maioria das vezes passando bastante expressividade a cena (a cara da Maya ao ver o cara descendo pelado, nos faz sentir o misto de espanto, confusão e vergonha que a personagem esta passando).








Outro ponto forte são os personagens em si. Maya é a tsundere básica (brava, mas com um bom coração), mas ela, assim como ninguém ali, é perfeita... ela é forte e capaz, mas toma um belo capote logo de cara e dá várias mancadas durante a série. O cara do futuro Bunmei/Fumiaki Uchida (se fazendo de professor Abe) é um idiota que eu odiei até o fim. Mas temos a melhor amiga de Maya, Ami, e sua melhor amiga Kozue, fanática pelo oculto, que dão um barato todo especial a história. Onde Kozue... não vou estragar a história comentando o que ocorre com ela.

E uma atração a parte são os casos que aparecem, como os já mencionado mariposomem e o chupa-cabra, que são provavelmente os casos mais esdrúchulos de sobrenatural de que tenho notícia... mas que de fato são lendas de verdade, algo raro em animes e mangás... Esse climão de sobrenatural tosco eu só vi nos Caça-Fantasmas, em especial nos desenhos animados destes e ao comparar, ambos tem um jeitão zuado semelhante... Pena que provavelmente ninguém com menos de 20 anos vai entender do que estou falando.



Vendo o trailer que postei... me toquei que TALVEZ haja um certa influência de Evangelion... A história se passa em Matsushiro (assim como boa parte do Evangelion), tem uma Maya em Eva e o sobretítulo (nem sei se isso existe) de ambos Shinseiki (Evangelion) e Seikimatsu (Occult Gakuen), além da temática cheia de simbologia de ambos... mas talvez isso seja só nerdisse minha...
Ademais, o final é meio ruim comparado ao meio da série, mas não chega a estragar tudo. No entanto devo comentar que a teoria do tempo que eles usam é bem ruim, a ponto de o Doutor Emmet Brown do “De Volta para o Futuro” já ter explicado que não ia funcionar desse jeito...

Mas enfim, para nerds veteranos esse anime traz boas lembranças. Pros otakus meia-boca, muitos vão torcer o nariz pois este não é um anime fast-food, nem kawaii... mas no fim é um anime muito legal e que eu recomendo!




Comentários:

Postar um comentário