Tartarugas Ninja?






Podem ficar perplexos e tranquilos, tartarugas ninja nada tem de manga ou anime. Eu só quis aproveitar a zuera do remake do filme pra comentar um pouco dessa coisa que muita gente não entende porque fez tanto sucesso.

Bem, imagine meio pro final dos anos 80... Imagino que seja difícil pra muita gente pensar então basicamente era assim pra mim: Batman naquela época era o gordinho do Adam West, o presidente era o Sarney e a inflação era terrível. Xuxa começava a se tornar a “Rainha dos Baixinhos” e o que tínhamos na TV? Nada!!! Ou melhor, quando era beeeem pequeno não lembrava de nenhum desenho “pra meninos”, apenas os ótimos Pernalonga, Tom e Jerry, Pica Pau e Pato Donald...

Então veio a revolução (ou quase, pelo menos pra mim)! GI Joe, Transformers, ThunderCats, He-man (?) e... Tartarugas Ninja! Você até tinha outros desenhos por aí afora, mas esses dominavam a cena! Apenas comentando, bons tempos aqueles, onde ninguém ficava com frescura dos desenhos só porque tinha um cara chamado Sargento Massacre (Slaughter) ou um brucutu bombado que parecia saído do clube das mulheres...

Voltando... e porque Tartarugas Ninja? Outro fenômeno cultural da época foi a cultura ninja, que substituiu as artes marciais após a morte de Bruce Lee. Então você, garoto livre pensador, acabava ficando “ninja” ou “rambo”... E o único desenho sobre ninjas por aqui... Tartarugas Ninja... que assim como Naruto, quase nada tinham a ver com ninjas de verdade.

Só isso? Não... mas falemos diretamente do desenho. Eram ninjas (como gostaríamos de ser), comiam pizza (como nós comíamos), assistiam TV (e acho que já entenderam), enfim, por mais ridículo que pareça havia uma sensação de realidade em meio a toda baboseira de mutantes adolescentes ninja...

Só isso? Quase... tirando o fato que tinha (quase) tudo o que um protonerd poderia querer. Anote aí... ninjas, mutantes, protagonistas adolescentes, robôs, pizza, violência gratuíta (contra robôs), vilões bizarros de outra dimensão, cientistas loucos, viagens espaciais, superfortalezas de batalha com armas gigantes e além disso tinha o melhor jogo de porrada da época, que ainda é considerado um dos melhores do gênero! Com isso tudo em histórias que não exigiam nada de intelecto = super sucesso!

Einh? Ah, do que se trata? Bem, quase todo mundo conhece a história, mas vamos lá. Um ex-mestre ninja expulso vive nos esgotos de Nova York, com 4 tartarugas de estimação que ele encontrou, e lá ele entra em contato com meleca mutagênica que dá características dos animais com que a pessoa mais conviveu nos ultimos tempos... no caso do mestre Splinter ele virou um rato e nas tartarugas eles viraram humanóides! O mestre os nomeou conforme artistas que ele admirava (Leonardo, Michelangelo, Rafael e Donatello) e os ensinou a lutar, cada um com sua arma específica. Para então enfrentar o cara que fez o mestre ser expulso do Clã (Shredder ou Destruidor por aqui) que é um Darth Vader Ninja e reclamão e um Alien de outra dimensão (Krang)... e os capangas Beebop (que não é Cowboy, é Punk) e Rocksteady além de uma horda de robos inúteis.

Basicamente é isso em relação ao desenho animado original, mas a história e abordagem desta muda nas trocentas versões que existem... onde a ultima série animada é mais sombria, o primeiro filme Live-action mais sombrio ainda e a história em quadrinhos é ainda mais sombria!!!

Fizeram um longa animado bem interessante com um crossover
de versões diferentes das tartarugas ninja


TN ou no original TMNT (teenage mutant ninja turtles ou tartarugas adolescentes mutantes ninja) tiveram um impacto profundo na cultura pop. Pode se dizer que parte do sucesso da cultura pop japonesa veio por que TN nos fez olhar pro Japão e nos perguntarmos, como são ninjas de verdade? Tem mais desenhos de ninja de lá? E também ficou marcado como um dos símbolos culturais pop da década, junto com os já referidos desenhos, Caça-Fantasmas, Rambo e Rocky.

E por que tanto rebuliço recente? Porque o cara que fez os filmes do Transformers vai fazer um “remake” de TN, mas em vez de mutantes ficou decidido que serão aliens... Nos USA há um movimento de fãs pra que TN seja fiel a seu título e voltem a ser mutantes, e também uma grande discussão sobre a influência dos fãs em obras de entreterimento (traduzindo, fãs querendo mudar o roteiro desse filme e o final do Mass Effect 3).

Reeboot de Tartarugas Ninja... de novo? Ah... esse já tá
velho? É MAIS OUTRO???


Minha opinião nisso tudo... Nós até agora “adoramos” mudanças grotescas travestidas de atualizações, lotamos cinemas, compramos os McLanches Felizes e compramos os DVDs de outros filmes, porque agora vamos reclamar? Que filmes? Hum... Sherlock Holmes, Os três Mosqueteiros e agora Espelho, Espelho Meu. Todos foram “matrixzados” e “Shreckzados” (acabei de inventar essas expressões) e perderam suas características básicas, não respeitam nem mais o “e foram felizes para sempre”... Grandes obras literárias fo$@%@-se, mas mexerem nas Tartarugas Ninja é um tabu... então tá...

Pra ser sincero, preferia que continuassem a ser mutantes, mas duas coisas me vem a mente:

  1. Já existe um bom filme seguindo o enredo básico de TN;
  2. O fato de serem aliens vai mudar taaaaanto minha vida;

Enfim, em resumo, se eu não gostar da mudança não vou pagar pra assistir e esperar alguém postar o filme no youtube pra talvez assistir em uma tarde de tédio.

Pra finalizar, o de sempre. Recomendo? TN? Apenas como curiosidade histórica, mas se quer algo bom pro padrões atuais, tem o primeiro filme e a ultima série animada... e o jogo Turtles in Time do SNES (não o remake)... De resto, fique avisado que é trash!

Comentários:

Postar um comentário