CGs e afins nos animes e mangas?

Internet, photoshop, faceboo, google, wikipédia, nuvens de dados...
Tudo isso faz parte de nosso dia a dia. Se a coisa tá assim aqui no
 Brasil imagine no Japão que é apaixonado em tecnologia. E como
 tudo no Japão via mangá, lá vou eu de novo comentar sobre o assunto!
 Então, qual é o impacto da tecnologia me seu mangá favorito? Vamos ver!

Primeiro respondendo a pergunta inicial, provavelmente impacto tende a ser um
 pouco retardado, porque raramente vemos um manga recente aqui no Brasil, sendo
 que o máximo que ocorre é que alcançamos a numeração japonesa, como é o caso de Evangelion e Gantz...

Bem, mas voltando ao assunto primeiro vamos chutar o pau da barraca e falar sobre tecnologia em geral...? Nem pensar, tem tanta coisa a se comentar nesse assunto que não daria certo, pois envolveria até você baixar animes, jogos, etc...

Então indo ao que interessa... a parte que esta diretamente relacionada com anime e manga... nesse quesito, temos as famigeradas cgs (computação gráfica), que muitos falam que não curtem, mas na verdade adoram... que podem ser desde um cenário desenhado com um tablet (que pouco tem a ver com ipad) até modelos em 3d (que nada tem a ver com o 3d do cinema)...

Só pra explicar, tablets são canetas e “tabuas” que passam cada traço feito com elas diretamente para o computador... e 3d ao que me refiro, são gráficos vetoriais em 3d... que para os leigos = Shreck 1 e 2, Toy Story 1 e 2 ou Backyardigans!

Então qual o barato disso tudo? Simples... A TECNOLOGIA É UMA REALIDADE INEFÁVEL... não importa o que fará você topará com a tecnologia cedo ou tarde.

Tanto nos animes quanto nos mangas essas tecnologias agora estão onipresentes em todos as novas produções. Agora isso é bom ou mau? Como sempre depende... no início eram as trevas dos pcs 486... e as primeiras versões de photoshop. Nesse momento, usar tecnologia significava tosco, pois ficava tudo terrivelmente desbalanceado, quase como se você tirasse uma foto da Barbie e colocasse em seu manga... Como exemplo, Akira cuja excelente animação tornava a solitária cg bem idiota...

Depois a qualidade foi melhorando e a tecnologia signficava... tosco... MAS falávamos esse tosco é incrível!!! Foram os anos de Vandread e Candidate for Goddess... onde a parte 3d nada tinha a ver com os animes... mas eram...3d... dignos de um jogo de playstation 1!!! Ok, eu falei, eram toscos, mas muitos curtiam (eu achava meio tosco)... mas que culminaram em Blood the Last Vampire e Ghost in the Shell.



Aí virou festa!!! Cgs pra tudo quanto é lado... filtros para dar uma cor... descolorida... modelos em 3d... luzinhas piscantes e outros efeitos especiais... caro e com resultados variados... exemplo? Final Fantasy o filme e Animatrix... que mostraram que tecnologia por si só não significa qualidade...

Atualmente vemos graus diferentes de utilização da tecnologia, mas a euforia passou um pouco... ou diria... talvez só estejamos dando uma respirada... mas no geral, agora estamos num momento interessante... a tecnologia voltou a ser usada como ferramenta e não como um fim em si... apenas torna animes mais bonitos, sem o efeito “olha pra mim” das cgs antigas... no caso, é um brilho a mais nos olhos, ou um entardecer com cores vibrantes, um carro em movimento ou o chão “correndo” sob o personagem...coisas que poderiam ser feitas na mão mas que com certeza ficam melhores hoje feitas no computador... Deus salve o cellshading!!!

Masamune Shirow foi um dos pioneiros
 em cgs... e como outros pioneiros
fez vários hentais
Infelizmente, no setor manga a coisa não vai tãaaaao bem assim... que é um dos motivos desse post... vendo Macross the First, o manga de minha série favorita, fiquei abismado com a capacidade de a tecnologia sair pela culatra, no bom sentido... o desenho é lindo... as cgs são boas... os dois juntos... parece juntar água e óleo...


As cgs em mangás, acredito eu, ficaram bem atrasadas ás em animes talvez por um motivo idiota... graficamente as cgs eram mais úteis na pintura colorida... mas mangás são preto e branco e retícula... retículas tinham efeitos melhores que as cgs... então... dane-se cgs. Só agora com pcs melhores, programas scanners e tablets mais potentes e baratos ficou acessível e mais útil um japones usar cgs... e só agora alguns estão se dando conta das possibilidades... e vários estão num estágio “olhe minha cg bonita”...

Um desenho meu feito 100% no pc...
ainda estou me acostumando também!
Texto meio viajado, mas no fim, é algo bom ou ruim? Nem um nem outro! No fim a tecnologia é apenas mais uma ferramenta ou falando bonito... mais um médium (nada a ver com nosso lar... ou lar deles... que meu não é) a disposição do artista... e como tal não é bom ou ruim... o problema fica em como usá-lo... Gantz em manga e Fullmetal Panic em anime são exemplos bons de boa utilização... Macross the first é de potencial desperdiçado (mas ainda vou continuar comprando o mangá)... Paradise Kiss e seus cenários photoshopados é um exemplo de má utilização...

Concluindo... nada contra... e no meu caso, em vez de arranjar uma marreta, arranjei um tablet... e estou curtindo sem deixar de curtir meus desenhos em papel (de fato, ainda prefiro em papel)...

Um detalhe extra... tecnologia é 100% melhor na hora de fechar um mangá e mandar pra gráfica... só de pensar em como se faziam as falas antigamente me dá calafrios...

Comentários:

Postar um comentário