Guia básico de animes parte-01

Em tempos de internet de banda larga e de animes fast food
(como Naruto) aos montes, desenvolvi uma lista básica de
animes, mangas e jogos que ajudam a ter uma visão mais
ampla do que é o fenomeno manga e anime!

Vale lembrar que essa é uma lista curta, NÃO É uma lista de
"os melhores animes"e tem preferência aos animes ou mangas
que tem traduções em português nas bancas ou canais de TV,
então muitos animes/mangas/jogos muito bons estão de fora.
Outra coisa a se lembrar é que pretendo fazer um review de todos os integrantes da lista!

Enfim, vamos lá:

Começando com os animes clássicos

-Dragon Ball

Provavelmente o Anime mais traduzido e famoso de todos os tempos. Pode não ter sido o inventor dos cliches de animes de luta, mas foi o que os consolidou. Dragon Ball tem uma história simples, politicamente incorreta, cheia de defeitos e buracos, um desenho não muito impressionante e seus episódios tendem a ser absurdamente esticados e recheados de flash backs. No entanto, é também absurdamente viciante!

-Sailor Moon

Um ícone dos animes. Equivalente a Dragon Ball só que pra meninas... só pra meninas? Não, tem muito marmanjo que curte... Novamente a história é idiota, a animação antiga bem irregular (muito legal nos golpes finais e nas transformações), os episódios repetitivos e previsíveis... É ruim? Não, é viciante... Basicamente Sailormoon é um Super Sentai ( donde veio o Power Rangers) animado, mas mostra como bons personagens e um visual sólido podem levar um seriado, que teve cinco temporadas, vários filmes e até uma versão live-action (com atores reais)!

-Gundam

Uma das franquias mais duradouras da história dos animes, por mais de 20 anos vem contando histórias envolvendo Gundans, os mobile suit, também conhecidos como robôs gigantes ou mechas (ou pra alguns bem ingênuos...como Zords). Quase todas as histórias são autônomas, sem ligação uma com a outra e exploraram (e ainda exploram) várias tipos de roteiros envolvendo humanos e os enormes robôs de combate... por exemplo, vendo os Gundans como simples tanques, como armas definitivas, como instrumentos para alcançar a paz ou até como se fossem heróis vivos ao lado de seus pilotos.

-Slayers

Se Sailor Moon e Dragon Ball são ícones de animes de lutas, Slayers é um de comédia... O que o tornam tão singular? É um anime que brinca com elementos de RPG clássicos, mas é sustentado não só pelas piadas mas também pelos dubladores excelentes... o que explica o anime não ter feito nenhum sucesso aqui no Brasil.

-Evangelion

Um dos últimos grandes clássicos. Mais do que um anime de robôs gigantes, Eva foi responsável por popularizar o estereótipo da personagem quieta, fria e enigmática e as tramas carregadas de simbolos, filosofia e psicologia (em especial nas crises existenciais dos personagens) escondidos nas entrelinhas. Tudo isso com um grande diferencial... mantendo a diversão da história.

-Akira

Katsuhiro Otomo, autor de Akira, com o manga e o longa metragem em anime, quebrou o estereótipo de desenhos japoneses (estereótipo que até aparece no desenho dos Simpsons) e mostrou ao mundo que animes vão muito além de robos gigantes e minas bonitinhas. Akira é uma história ao melhor estilo Cyberpunk, ultraviolenta e instigante, além de envolver enormes viajadas meio psicodélicas. Aborda a cultura de enfrentamento ao sistema e o descaso desse com a ética o que causa um vácuo para fanatismo religioso messiânico. Em resumo, regime autoritário, experências em cérebros humanos, casos paranormais e muita violencia e drogas! Muito bom, mas definitivamente nada apropriado pra crianças!

2 Comentários:

Iiviee chan disse...

Sailor moon e DB...é prato básico para quem acompanha os animes neah.........Pra quem quer começar é por aí mesmo!
E da-lhe anime

Unknown disse...

Ótima seleção. Só pude assistir agora alguns clássicos como Evangelion e adorei. As escolhas são fiéis à cultura de anime e espero uma terceira parte (se possível)!
BK

Postar um comentário