Voltando a Negima... Como a história é meio complicada, se tiverem alguma dúvida, leiam o post anterior que lá explico o geralzão dela.
Enfim, o manga Negima fez um belo sucesso... e obviamente o curso natural leva a virar anime... e seguindo Love Hina fizeram uma grande porcaria (ou quase)... chamada Mahou Sensei Negima!
Não, esse não é do anime, é do manga! |
Mahou Sensei Negima!
Primeira coisa a comentar... é que assim como o manga Negima não é tão bom quanto o manga Love Hina, o anime em relação ao manga Negima não é tão ruim quanto a relação de Love Hina anime e manga... complicado, né?
Bem, vamos lá... quando você vai ver o anime, o que você nota logo de cara é a Asuna vestida de peixe... tirando isso quando você vê todas as minas, você notará a zuera nas cores dos cabelos, onde não me refiro a escolhas do tipo “oh, a Yuna agora é loira, no manga ela é morena!”, mas a escolha das cores em si e sua tonalidade, em especial fazer cabelos verdes, como a ninja kaede com cabelo verde meleca ou a mangaká Haruna com verdão azulado ou a Murakami que era ruiva, ficar com cabelo verde campo de futebol...
Difícil achar um groupshot do anime... esse é do Negima!? que falo mais abaixo, mas dá pra notar as escolhas de cor que me refiro! |
A arte em si não é horrível, mas esta meio “anime de baixo orçamento”, com cenários genéricos e animação muito inconstante...
O que salva, mas novamente nem tanto quanto em Love Hina, são as vozes... aqui fica naquelas, quando acertam, ficam ótimas, quando erram, erram feio... Negi, Asuna, Konoka, Nodoka, Yue, Kaede, as gêmeas, Makie, Kamo e praticamente todas as principais ficaram muito boas, tanto na escolha do tom de voz quanto na atuação... onde destaco a ninja kaede com seu “de gozaru” que soa bem natural e Yue com sua voz “pra dentro” seguindo o jeitão da personagem... Mas a coisa zua nas vozes das personagens secundárias como novamente Yuna, Misora ou até a nem tão secundária Kazumi Asakura... onde várias delas tem vozes mais grossas do que se espera ou jeitões incompatíveis... mas como elas tem pouca aparição, não chega a ser um problema...
A história... tenta seguir até onde o manga foi, mas fazendo de maneira desajeitada e superficial e no meio pro fim inventa um final genérico, que não chega a ser ruim, mas que creio que não agradará aos fãs do manga, pois além de genérico, corta a a história do manga bem antes do festival escolar, que é quando as coisas começam a ficar legais.
Enfim, é um anime a se evitar... tanto que fizeram dois OVAs (especiais) onde mudaram praticamente toda a equipe de produção e onde a qualidade subiu tremendamente e, creio eu, fez com que apostassem em um reboot da série chamada simplesmente de Negima!? (notem o ponto de interrogação).
Negima!?
Negima!? é um caso bem interessante... pois apesar de ter os mesmos personagens, descarta praticamente tudo do manga e tudo do anime anterior, só preservando os dubladores!
Eles mudam a história... onde eles cortam quase todo início e já nos jogam na primeira saga (da vampira Evangeline) e isso apenas pra explicar essa coisa de pacto e magos. Depois disso a história segue um rumo próprio totalmente diferente do manga, saindo das lutas a la Dragon Ball e focando mais na comédia, em especial nas “piadas aleatórias”,sem lógica nem nexo com o enredo... algumas funcionam outras não... mas ao meu ver cansam um pouco... Mudam o jeito do pactios (três transformações e cartas pra cada)... mudam até a conjuração do Negi... enfim, esqueça o manga e pense numa história alternativa.
A arte melhora muito... as ditas cores estranhas foram minimizadas, mantendo a cor, mas as fazendo menos berrantes ou mudando levemente a tonalidade pra não ficarem radioativas! A animação fica muito boa (com destaque pessoal as mechas da Asuna que quase tem vida) e os cenários são feitos com personalidade... quase literalmente, com escritos aleatórios aparecendo do nada... Mas, o clima é bem dark, nível Hellsing de sombras o que fica bem non-sense com as piadas e personagens bonitinhos.
Outro ponto que vale comentar são abertura e encerramento... que segue o contraste de clima dark, non-sense e cômico... a abertura é épica mas composta de cenas ou detalhes idiotas e o encerramento é um extra kawaii todo em SD com música que não sai da cabeça... e ao fim, tem historinhas bobinhas mas divertidas, como asuna compondo a musica do chupacabra ou a pose das Baka Rangers!!!
Em ambos os animes as vozes são muito boas (e quando erram, erram feio) e fora músicas de abertura e encerramento, as músicas de dentro do episódio são quase nulas... nada em especial... tirando que a minha preferida é a das Baka Rangers das historinhas extras do final dos episódios.
Por fim... temos um live-action de Negima... e... parece tão podre que vi pouco...e o pouco que sei é... o casting das minas foi muuuuito infeliz onde raramente uma parece com a do manga e muitas são bem feinhas... com destaque a Ku Fei, a chinesa... que caso queira saber quem é no Live Action é só procurar a menos chinesa na foto!
Em conclusão... o manga vale a lida... e se leu o manga evite o primeiro anime, exceto pelos seus OVAs, e veja o segundo sem pensar demais no manga... e se quiser ver o Live-action comente aqui se vale algo!
Comentários:
Postar um comentário