Guia Básico de Mangás Traduzidos- pt03 (C e D)


Continuando com meu guia de mangas trazidos ao 
Brasil e que eu li...

Crying Freeman - Pra muita gente esse foi o começo do gosto
por mangas. Crying Freeman como história é relativamente simples,
mas a execução é excelente. Trama de mafiosos, violência explícita e
sexo quase explícito na história de Freeman, um cara comum que foi 
escolhido pra ser um super assassino da máfia chinesa... pela forma que ele
luta e o tema de submundo do crime, tenho impressão que esse manga teve muita
influencia no Demolidor, o que não seria de se espantar pois este ganhou seu estilo atual via Frank Miller, desenhista que é amplamente influenciado por mangas dessa época! Esse eu recomendo!

Chobits - Totalmente oposto de Crying Freeman, Chobits é uma comédia romântica com toques de filosofia e ficção científica Clamp, ou seja, a filosofia é fraca e a ficção nada tem de científica... A história é reciclada de video girl Ai com toque pedófilo onde o protagonista encontra uma robo (algo comum nesse manga) no lixo e a ativa e passa a ensinar tudo pra ela, que no começo só sabe falar Chi (pronuncia-se Tchi) e rola um romance... mas ela tem um segredo! Ou seja, nada de novo... o maior comentario sobre Chobits é que é um romance tão açucarado e meloso que pode causar diabetes... No entanto, é um manga legal pra se ler.



Cowa - Li muito pouco desse e li em japones... basicamente uma tentativa de “reviver” o estilão de fantasia infantil do Akira Toriyama (Dragon Ball). O que li achei chato.

Cavaleiros do Zodiaco - Aqui serei bem sincero ao comentar, não li muita coisa da fase pré-santuário. Mas enfim... CDZ acho que todos já tem uma noção da história, mas vamos lá “Atena esta em apuros, Seya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki, cavaleiros de bronze vistam suas armaduras e desçam a porrada em todo mundo na sua frente”. O desenho em si é horrível, mas depois de algum tempo dá uma melhorada, em especial por causa das armaduras, mas o ponto positivo a se ressaltar é que o roteiro faz mais sentido no manga do que no anime. Fora isso as lutas e dialogos continuam forçados e melodramáticos... Vale a lida pela curiosidade e valor cultural, pois tecnicamente é apenas um fast food velho e meio ultrapassado.

Cavaleiros do Zodíaco Saga G - Assim como StarWars, CDZ volta ao passado e retrata a luta entre os cavaleiros de ouro e Hades. Nota... de fato, esses sim são cavaleiros do zodíaco pois representam os signos zodiacais e o “G” acho que se refere ao ouro (Gold em inglês)... A história é simples e direta e o que interessa esta lá... os cavaleiros de ouros detonando inimigos! A arte feita por outro desenhista é meio esquisita mas bem cheia de personalidade, mas acho que ele peca por dois motivos... muita cg e muitos detalhes poluindo a cena... Basicamente, se curte CDZ e em especial os cavaleiros de ouro esse é um manga ótimo, se curte mangas de lutas é um manga bom... enfim, acho que vale a pena dar uma olhada nesse!

Chrono Crusade - Como li muito pouco dele falarei pouco... É tudo bom, raramente ótimo e raramente ruim... a boa história onde uma jovem freira doida e seu parceiro demonio estão a procura de um demoniozão e o irmão da freira. Rola romance trágico onde Chrono (o demonio bonzinho) pode usar seus poderes via pacto com Roset (a freira), mas isso encurta a vida dela... No geral, é um bom manga pra acompanhar! Em nada tem a ver com os jogos Chrono Trigger nem Chrono Cross!

Claymore - O melhor pro final. Claymore é um caso raro de união de fast food com underground 
com bons resultados. Essa fantasia medieval conta a história de Claire uma claymore em busca de vingança contra um monstrão. Claymores são mulheres que caçam youmas, monstros poderosos que devoram humanos. No entanto, as Claymores são hibridas, meio humanas meio youma e por isso tem poderes especiais, mas se exagerarem podem perder o controle e se tornarem monstros piores que os Youmas. Em termos técnicos eu resumo esse manga a “feito com dedicação”... A história é bem cuidada, onde os furos são tapados com revelações surpreendentes, os personagens tem personalidades próprias e tecnicas variadas onde invariavelmente você acaba curtindo alguém... e ótimos vilões... Mas só não espere comédia ou coisas bonitinhas... Fora isso, um otimo e dinâmico manga!

Indo então pro D...

Dark Angel - Uma prova da falta de cultura de muitos otakus brasileiros é não conhecerem Kia Asamiya, mesmo conhecendo algumas de suas obras (como Corrector Yui, Nadesico e Silent Möbius). Dark Angel, é uma dessas obras... e... infelizmente não a melhor dele... A história começa bem, quatro reinos comandados por quatro guerreiros sagrados, um morre e o protagonista tem que ir ao reino central para ser “coroado”... Boa história de fantasia... MAS, Dark, o protagonista é um idiota, seguido por uma fada guia irritante e encontrando personagens legais ou estúpidos... e a coisa descamba de vez quando eles encontram robos (estilo exterminadores do futuro) e estes lutam em um coliseu no meio do deserto (meio oriente médio) e a entra mina meio Kamen Rider... E com falta de lógica no balanço de poderes e falta de graça nos heróis o fim só podia ser um: O MANGA PARA NO MEIO DO CAMINHO!!! ele acaba no nada!!! E piorando tudo, o que se salvava que era a arte... também é enormemente prejudicada pela péssima impressão nacional... De boa, o autor refez a série do zero e a publicou nos EUA colorida... vá atrás dessa que ganha mais... se não, compre apenas pra adicionar um pouco mais de cultura mangástica, fora isso caia fora!

Death Note - Um super manga!!! Quase isso... Arte excelente, talvez uma das melhore da atualidade, enredo desafiador e plot original. Um moleque genio encontra um livro da morte, onde a pessoa que tiver seu nome escrito nele morrerá da forma descrita. Então o jovem Light sai matando bandidos a distância. Trava-se então uma batalha de mentes entre Light e o super detetive L... (parente de Kal L?) Enfim, incrível... mas chega um ponto que acho que falaram pro autor “tá dando grana, aumente a história” então a coisa fica tosca... É o cara passando o caderno pra frente, empresários, mafiosos, misseis... L morre e entra Mello e Near... e a história começa a ficar meio chata... Eu ainda recomendo esse manga, mas é necessário uma certa dose de paciencia pra lê-lo até o fim.

DNA - Hum... esse manga é... diferente... É uma comédia de ação... onde Karin volta no tempo pra atacar um cara palerma (Junta) que se tornará o Mega Playboy e causará um explosão populacional... no fim, ela ela pega a bala errada que ao invés de inibir o “poder Mega Playboy” o cria! É... bem, a hitória não é o ponto forte desse manga... mas o desenho é lindo (do mesmo desenhista de Video Girl Ai) e o decorrer da história é divertido e tem umas lutas muito boas. Não é um manga que eu diria “obrigatório”, mas que é um otimo manga pra se divertir... isso é!

Delivery Service of Corpse - Gore... nojento... e bem legal... um grupo de estudantes, cada um com poder paranormal ou habilidade mórbida, resolvem lidar com casos envolvendo cadáveres (um dos caras tem poder de ouvir os pedidos dos mortos inclusive). A arte, não é o que se pode dizer de “bonito”, mas é muito boa, sendo bem adequada pois em se tratando de cadáveres seria estranho se fosse bonita. Se quer uma variada de estilo, mas mantendo a qualidade, DSC é uma ótima opção!

Dragon Ball e Dragon Ball Z - Eu comentei dele antes então apenas reafirmo... É idiota, sem sentido, mas muito divertido e extremamente viciante! Leia!

Comentários:

Postar um comentário