Guia básico de animes parte-02

Continuando, alguns animes já não tão velhos, mas muito bons pra se assistir:

-FullMetal Panic

Um clássico moderno. Foi uma das primeiras séries a usar a tecnologia de computação gráfica de maneira ostensiva e harmoniosa com a animação convencional. O principal atrativo e diferencial de FMP é a junção de ambiguidades. Une realidade a uma ficção pseudo científica, mas de forma aparentemente aceitável, une comédia absurda de colegiais no Japão com ações de guerrilha no deserto, e tudo parecendo algo normal pra quem assiste e o mais importante, sem deixar de ser muito divertido.


-Azumanga Daioh

Na minha opinião a melhor anime comédia já feito. Sem apelar pra piadas sobre peidos e outras coisas mais nojentas, Azumanga prima por ter uma história simples (o dia a dia de algumas colegiais) que ganha seu charme a partir dos personagens bem elaborados e carismáticos. A única aluna fora do normal é Chiyo, criança que pulou o ensino básico direto ensino médio. Muita gente, inclusive, considera que Azumanga não tem história, mas a sutileza e cuidado nas personalidades do personagens e a interação entre eles tornam Azumanga uma ótima experiência, que não requer pensar demais, mas também não ofende nossa inteligência.


-FuriKuri

Feito pela Gainax, mesma de Evangelion, esta comédia é um clássico em vários sentidos, pela animação estilosa, em que cenas 3D imperceptíveis são seguidas por recortes de papel ao estilo South Park que dão lugar a tiroteios bizarros e golpes de guitarras Fender e Gibson. Clássico também pelo visual de arte pop/retrô... pela trilha sonora num estilo punkrock psico japonês, se é que isso existe... História? No fim, ao se analisar, é o crescimento de um jovem adolescente e sua relação com o sexo oposto, a já adulta alien que não se sabe se gosta ou não do garoto, a ex do irmão mais velho e a amiga de classe (tema recorrente da Gainax). Não faz sentido? Essa é a idéia em Furikuri... onde nem o nome tem um sentido, aparecendo as vezes apenas como FLCL...


-Sakura Card Captor

Card Captor Sakura, inexplicavelmente teve o nome invertido aqui no Brasil, é talvez um dos melhores animes para meninas pré-adolescentes, mas também é muto legal pra qualquer idade. Qualidade padrão Clamp, conta com boa animação, traço bonito, personagens gracinhas e uma história simples e agradável no início, mas com um fim estranho, mas sempre divertido. Tem várias coisas que menininhas adoram ou se identificam... bichinhos fofinhos, roupas variadas e bonitinhas, rapazes delicados (até demais pro meu gosto), irmão chato mas que é protetor e no fundo boa pessoa, entre outras toneladas de coisas. Resumindo, é um bom anime especialmente pra pré-adolescentes, ou comparando com outras opções: simples sem ser idiota como Bob Esponja, legal sem ser babaca como a Disney e bonitinho sem ser melosamente forçado como a Barbie!


-Mononoke Hime (a princesa dos espíritos)

Pra mim um dos melhores filmes de Hayao Miyasaki (de viagem de Chihiro e Castelo Animado), considerado, junto com seu estúdio Ghibli, o Walt Disney do Japão. Visual primoroso, cenários de cair o queixo, personagens cativantes, bichos bizarros e um estilo próprio cheio de personalidade tornam qualquer filme dele algo a constar na lista de DVDs a alugar... neste em especial, além disso tudo tem se uma crítica velada a destruição do meio ambiente... que ao contrário de outros filmes "críticos" não atrapalha, mas dá um toque extra a trama! Detalhe, é pra criança, mas no fim acho que é tão doido que assusta!







-Oh! My Goddess

Também conhecido como Ah! Megamisama (que é a mesma coisa só que em japonês), entra na lista por ser um casos bem peculiar dos animes/mangas... Essa comédia romântica, como tantas outras, começou como manga, mas seu traço era bem ruim e abaixo da média, em alguns poucos números o manga melhorou enormente e virou anime. O anime pegou a parte ruim do manga e ainda assim fez sucesso. Foi feito mais recentemente um longa metragem enfocado na parte boa do manga, só que com uma história dramática... Enfim, talvez pelos desenhos lindos das personagens a série Oh My Goddess faz sucesso a décadas...

Comentários:

Postar um comentário