Oh Great!... esse é o nome do cara que fez o manga...
normalmente se um cara se autodenomina "o Grande"
das duas uma, ou ele é megalomaníaco ou tem um enorme
complexo de inferioridade! E no que isso nos interessa?
Absolutamente nada!
normalmente se um cara se autodenomina "o Grande"
das duas uma, ou ele é megalomaníaco ou tem um enorme
complexo de inferioridade! E no que isso nos interessa?
Absolutamente nada!
Oh Great! parcialmente faz jus ao nome, pois seus mangas são muito bem
desenhados e detalhados, além de terem um visual bem "style"... mas o problema acaba
sendo o "parcialmente" da frase. O porquê veremos logo abaixo ao lermos sobre seu manga abre-alas, Tenjou Tenge.
desenhados e detalhados, além de terem um visual bem "style"... mas o problema acaba
sendo o "parcialmente" da frase. O porquê veremos logo abaixo ao lermos sobre seu manga abre-alas, Tenjou Tenge.
Tenjou Tenge, significa algo como entre céu e inferno e é um manga que começa com um desenho apenas decente com uma história decente, a saber, "dois jovens, Nagi Soichiro e Bob, entram numa escola famosa por seus brigões e lá pretendem ser os fodões, mas no fim são detonados por Maya Natsume, chefe do clube de artes marciais e Masataka Takayanagi, membro do clube e irmão do chefão da escola Mitsuomi. Souichiro acaba caindo atravéz do teto em cima da irmã de Maya, Aya, e por isso ela se apaixona por ele... Descobre-se que há uma disputa de poderes dentro da escola onde Maya quer derrotar Mitsuomi e seu conselho estudantil...
Ok, até aqui tudo parece legal... mas a partir de agora comecemos a explicar o "parcialmente" de antes! Maya fica parecendo uma menina de uns 6 anos pra concentrar e aumentar seu Ki, mas isso é só uma desculpa pra ela ao crescer ficar com as roupas minúsculas em seu corpo adulto E das roupas adultas caírem quando ela fica pequena...? A história de repente vira um flashback gigante (o que me fez pensar que os protagonistas eram Maya e Mitsuomi) sobre intrigas e a família do Mitsuomi querer fazer o guerreiro supremo... na escola...?? E depois entra um lance de o Souchiro ter sangue de uma família de "exorcistas" e virar o "Super Sayajin ao contrário" (ele é loiro e quando desperta seu poder fica de cabelo preto)...??? De repente começam a aparecer uns trecos de ressuscitar os mortos e bruxaria...???? E tem outro flashback sobre as famílias durante o Japão feudal?????
Paremos por aqui. Indo pra alguns personagens/fatos que aparecem no meio do caminho... Tem uma ninja gordíssima que guarda as adagas entre as pelancas, mas ela usa um jutsu e fica magrinha e peituda. Tem um homem-aranha. Tem um cara que de tão poderoso trasforma os inimigos em meleca de nariz (a faz até bolinhas com eles), tem um cara que após fazer sexo com uma mina descobre que ela era só um amontoado de baratas. E o cara mais forte da história no fim trabalha numa lojinha de flores... além de personagens que estão lá pra serem derrotados, como Sagamask e Tagami, o lutador de Bo gago!
É só isso? Não ainda tem mais... Oh Great! era um desenhista hentai do estilo mais bizarro possível e Tenjou Tenge carrega um pouco deste DNA, na forma de estupros e cenas de sexo aos montes... tanto que entre os capítulos o autor faz a Maya se perguntar "porque as minas da família Natsume vivem peladas"... Mas se serve de consolo, no bom sentido... as cenas são de qualidade nesse quesito!
Então Tenjou Tenge é ruim? Não exatamente... a história provavelmente o cara nem tem idéia do que esta fazendo, mas algo que ele sabe e faz muito bem é colocar lutas incríveis, minas lindas (e segundo algumas amigas, caras lindos também) e cenários deslumbrantes. Se pensar seria algo do tipo, história 0 arte gráfica 10... Aí fica a gosto da pessoa amar ou odiar este manga.
Mas TT tem um anime. Eu achei ótimo quando ouvi isso, mas a decepção foi crescente ao assístí-lo. A história segue fielmente o manga, então estão preservadas a trasformação da Maya e as primeiras lutas que são muito legais... mas infelizmente o barato do manga nunca foi a história, então vejamos... as lutas, são legais, mas as melhores estão beeem mais pra frente no manga e não aparecem no anime; o desenho, as minas lindas estão menos lindas, mas a escolha de cores é bem ruim e o estilo do desenhista não é tão bonito quanto do manga. Os cenários estão bem padrãozão... TODAS as cenas de nudez foram cortadas e as de sexo foram só insinuadas... e por fim, o som... a abertura tem uma música irritante, mas que depois de algum tempo vicia. Algumas músicas de fundo legais e as vozes são decentes... exceto a da Aya! Em particular, Aya ficou horrível, além de já não ser tão bonita quanto a original, mudaram a cor do cabelo dela pra um ruivo/castanho super artificial e a voz dela é um das mais irritantes que já ouvi num anime... temo até de pensar em ouvir isso dublado! Ademais, uma última coisa em relação ao anime é que ele para no meio do caminho do manga, num momento onde nada fica resolvido e onde a história começaria realmente a ficar emocionante!
Em resumo, o manga é graficamente impressionante e cheio de coisas politicamente incorretas e por isso vale a pena ser lido (tem em português). O anime, no entanto é algo bem padrão, mas não ofende, mesmo porque tudo que fazia do manga algo especial foi suavizado no anime. Por isso, se quer ver (em anime) minas se batendo e perdendo as roupas no processo, e um história "épica" onde o passado encontra o futuro, prefira assistir Ikkitousen Dragon Destiny!
2 Comentários:
Pra mim Tenjou Tenge é ótimo exemplo de shonen - mulheres bonitas e nuas, caras fortes e mau-humorados, pancadaria pra dar e vender...
Tá certo que a qualidade do desenho caiu no anime, mas a tendência é essa. Animes são mais complicados e cansativos de se fazer. Se o cara ficar caprichando no desenho a cada 44 poses de um personagem, o capítulo não sairia nunca. Tbm é comum a história de um mangá mudar quando passa para animação. BEeeem comum...
Emfim, gosto é que nem nariz; cada um tem o seu. Mas não pude deixar de opinar. T.T. é um dos poucos shonens que me inspiraram e me fascinaram pelo estilo. Oh Great desenha pacas e é um cara muy criativo - não falo só pelo T.T como tbm Air Gear e outros trabalhos.
Enquanto aos flash backs que realmente tem aos montes; se não fosse interessantes e sem nexo algum para a continuação da história, aí sim eu falaria alguma coisa...
Air Gear é um bom exemplo do que poderia ter sido o anime do Tenjou Tenge... perdeu pouca coisa na conversão, mesmo sem precisar desses 44 quadros, e tanto a animação quanto a dublagem estão muito boas!
O problema de Tenjou Tenge em anime é que muita coisa lá tá abaixo da média da época, ainda mais se pensar como um OVA.
E os flashbacks tem o problema é que são mais interessantes que a história normal... e o nexo entre eles é apenas de conveniência ou tapa buraco. Por isso a opinião negativa sobre o roteiro.
Postar um comentário